top of page
nossa_história.png

A Dom João nasceu da saudade. Saudade do sabor doce da infância ao lado da mãe.

 

Quem nunca provou algum alimento e repentinamente veio à memória uma lembrança de alguém muito próximo ou saudoso? É como o desenrolar de um barbante, começam a surgir lembranças de bons momentos vividos ao lado dessa pessoa.

 

Sabores fazem parte das lembranças, assim como aromas e boas músicas. Aqui, os sabores e os aromas refletem os melhores e mais verdadeiros sentimentos.

 

João Afonso, nasceu em 03 de Março de 1919 no Conselho de Mação, Distrito de Santarém, Portugal. Casou-se com Maria do Carmo Marques, com quem teve três filhas: Cesaltina, Augusta e Gracinda.

 

Cesaltina Marques Afonso, a mais velha, assim como muitas portuguesas daquela época, casou-se com um português que já estava no Brasil. Em Março de 1964

 

Cesaltina desembarcou em Santos e de lá foi direto ao Noroeste Paranaense. João nem imaginava que não veria mais a filha.

 

Cesaltina teve três filhos, viveu no Brasil por 33 anos e veio a falecer em 1997.

 

Além de uma boa educação, com valores e princípios, a convivência com ela foi repleta de aprendizados, inclusive a arte de produzir os enchidos nos moldes que aprendeu em Portugal.

 

Todo inverno o ritual se repetia, era uma data muito esperada, pois não era simplesmente o dia de fazer “linguiça”. Os dias que antecediam o abate dos animais se preparava o ingrediente mais importante de todo o sabor: a massa de pimentão vermelho.

 

Fazer “Linguiça Portuguesa”, como aqui no Brasil é chamada, era motivo de muita alegria, significava juntar a família, contar histórias, relembrar momentos e rir muito.

 

A receita era da matriarca, e nunca ninguém se ateve em anotá-la, mas cada detalhe ficou na memória. Ela também não tinha anotações, coisas de família, sabores que atravessam gerações, sabores que despertam as melhores lembranças.

 

Então, se esses sabores remetem tanta satisfação, porque não partilhar-los?

Assim Nasce a Dom João, uma pequena agroindústria familiar que traz em sua missão transformar carnes suínas selecionadas e temperos especiais em sabores, aromas e texturas que repercutem satisfação.

 

A Dom João, é uma homenagem a Cesaltina Marques Afonso, filha de João Afonso e Maria do Carmo Marques.

bottom of page